Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Inovação > REDENAMOR

REDENAMOR

publicado 13/09/2016 15h00, última modificação 08/03/2018 12h54

A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor) é um Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) que inclui os estados do Amapá, Pará e Tocantins. Sediada no Museu Paraense Emílio Goeldi, está ligada à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Governo Federal.

A Redenamor foi criada em 2010, pelo então Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de promover e compartilhar boas práticas de gestão da inovação, apoiar a proteção do conhecimento gerado nas instituições de ciência e tecnologia (ICTs) da Amazônia Oriental e promover a transferência desse conhecimento ao setor produtivo no formato adequado.

No ato de sua criação, a Redenamor contava com sete ICTs. Com o projeto NAMOR2, que financiou a primeira etapa da existência da Rede, mais cinco instituições aderiram ao Arranjo, somando as 12 ICTs associadas atualmente. Em 2016, novas ICTs solicitaram ingresso no Arranjo e aguardam decisão do Comitê Gestor de Inovação (CGI) do MCTIC.


Composição

●     Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) - sede da Redenamor

●     Universidade Federal do Pará (UFPA)

●     Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

●     Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

●     Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

●     Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

●     Universidade do Estado do Pará (UEPA)

●     Embrapa Amazônia Oriental

●     Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

●     Universidade Federal do Tocantins (UFT)

●     Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)

●     Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

 

Redenamor na internet

Issuu: issuu.com/redenamor

Facebook: @redenamor.amazonia

Youtube: goo.gl/FQO8xn

 

Publicações

Com o objetivo institucional de promover e compartilhar boas práticas de gestão da inovação e contribuir para o avanço do conhecimento a respeito da proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia, a Redenamor desenvolveu uma série de ações visando disseminar a cultura da Inovação para as ICTs e o público em geral.

●     Guia de Inovação e Propriedade Intelectual

O guia tem o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento através de uma linguagem acessível e didática. No decorrer da leitura, você aprenderá sobre os conceitos básicos da inovação, os tipos de proteção, além de referências a publicações e sites da internet para que aprofunde suas pesquisas sobre o tema.

●     Relatório das atividades da Rede (2010-2016)

Relatório Executivo com as conclusões do trabalho desenvolvido pela REDE no período de 2010 a 2016, os primeiros seis anos de sua existência.

●     Boletim informativo Namor

Boletim trimestral do Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor), com informações sobre as ações da Rede e suas ICTs.