Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa > Laboratórios

Laboratórios

publicado 13/09/2016 14h22, última modificação 16/05/2017 11h34

A maioria das pesquisas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) está diretamente vinculada às coleções científicas e/ou aos laboratórios técnicos. Atualmente, a instituição conta com vários laboratórios nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Naturais.

Destacam-se os laboratórios multiusuários, que têm como função principal apoiar os projetos de pesquisa institucionais e colaborar com instituições parceiras, formando recursos humanos qualificados (bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação, estagiários etc.) nas diversas áreas e linhas de pesquisas.

Além desses, cada coordenação de pesquisa do Museu Goeldi conta com laboratórios setoriais temáticos, nas respectivas áreas de atuação.

Laboratórios Multiusuários

Laboratório de Biologia Molecular (LBM)

Dedicado aos trabalhos e pesquisas moleculares nas áreas de Zoologia e Botânica, provê apoio à elaboração de dissertações e teses de alunos de pós-graduação em Zoologia, Botânica, Biotecnologia e Ciências Ambientais.


Laboratório Institucional de Microscopia Eletrônica de Varredura (LME)

Devido à maneira como são geradas, as imagens obtidas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) têm uma aparência tridimensional característica e são úteis na avaliação da morfologia externa, em alta resolução, de um dado material (biológico ou não biológico), em uma escala nanométrica. No segundo semestre de 2017, o LME passará a contar com um segundo MEV, adquirido através de projeto institucional financiado pela FINEP. O novo equipamento é um MEV tipo field emission, cujas imagens podem apresentar resoluções em torno de três vezes maiores do que as obtidas com o MEV atual.


Laboratório de Análises Químicas (LAQGoeldi)

Realiza análises químicas (orgânicas e inorgânicas, tais como metais e biomoléculas) de experimentação e análises (Classe B) físicas e biológicas em amostras de diferentes matrizes, como solos, sedimentos, água, organismos, material botânico, plantas medicinais e produtos derivados destas.


Laboratório de Análises Espaciais (UAS)

Desenvolve pesquisas na Amazônia utilizando as ferramentas do geoprocessamento; dá suporte aos projetos de pesquisa do Museu Goeldi e capacita recursos humanos em geoprocessamento.


Laboratório Adolpho Ducke (LAD)

Realiza procedimentos de análise e bioprospecção, incluindo extrações de óleos essenciais de plantas aromáticas por hidrodestilação (HD) e arraste a vapor de água (AV), concentrados voláteis (flores e frutos) por destilação/extração simultânea (DES). Faz ainda análise química qualitativa, por Cromatografia de fase Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG/EM), e quantitativa, por Cromatografia Gasosa com Detector de Ionização de Chama (CG/DIC) de compostos voláteis, óleos (vegetais e animais) fixos esterificados.