Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Inovação > NITT Museu Goeldi

NITT Museu Goeldi

publicado 13/09/2016 14h59, última modificação 08/03/2018 12h53

O Núcleo de Proteção ao Conhecimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) do Museu Paraense Emílio Goeldi foi criado em 2006, apoiado pelas diretrizes da Lei da Inovação, com vistas à proteção dos resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição.

Entre seus principais objetivos está a administração dos direitos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, buscando a constituição de políticas de proteção ao conhecimento e inovação tecnológica; o estabelecimento de parcerias estratégicas entre o MPEG, a sociedade e os setores produtivos para também desenvolver comercialmente as tecnologias; e a integração entre as Instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia Oriental.

Histórico

O Projeto de Sensibilização de Pesquisadores para a Proteção da Propriedade Intelectual nos campos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Tradicionais, financiado com recursos do Edital FVA/TIB: FINEP/CNPQ 01/2002 e desenvolvido de 2002 até 2005, deu origem ao Núcleo de Propriedade Intelectual do Museu Goeldi. Este Núcleo, por sua vez, favoreceu a implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica, instituído pela Lei Nº 10.973/2004 (Lei de Inovação), que incentiva as instituições de ensino e pesquisa a dispor de Núcleos Inovação Tecnológica próprios ou em associação.

Serviços

Prospecção tecnológica

●     Registro de Marcas

●     Solicitação de Pedidos de Registros de Patente

●     Solicitação de Pedido de Registro de Software

●     Solicitação de Pedido de Registro de Desenho Industrial

●     Solicitação de Pedido de Registro de Cultivar

●     Orientar inventor independente quanto à proteção pelos mecanismos da Propriedade intelectual de sua invenção

●     Elaboração de projetos para captação de recursos na área de inovação

●     Levantamento do potencial de patenteamento em projetos de pesquisa

●     Elaboração de portfólio de tecnologias

●     Negociação de Tecnologias

●     Assessoria a ICTs e Povos Tradicionais em aspectos legais relativos ao acesso a patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade

●     Capacitação em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual