Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias
conteúdo

Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Exposição une realidade virtual e a arte rupestre da Amazônia

Com a inovação das tecnologias de interface, a exposição “Arte rupestre amazônica e realidade virtual” aproxima os visitantes do Museu Goeldi da história e pesquisa sobre a presença humana no continente, com destaque para o patrimônio arqueológico e natural de Monte Alegre (PA). A inauguração dessa experiência inédita é nesta sexta-feira (01), no Parque Zoobotânico. Há três décadas, o Museu Emílio Goeldi desenvolve pesquisas na região, que abriga as mais importantes pinturas rupestres da Amazônia.

publicado 31/10/2019 11h00 Notícia

Seminário integra experiências em restauração florestal

O público poderá conhecer pesquisas científicas, políticas públicas, investimento privado e ações comunitárias realizadas no âmbito da Aliança pela Restauração da Amazônia, da qual faz parte o Museu Goeldi. A programação será no Parque Zoobotânico, no próximo dia 31.

publicado 30/10/2019 14h52 Notícia

Bioeconomia é tema da XI Olimpíadas de Ciências na Flona de Caxiuanã

O evento começa nesta quarta-feira (23) com uma programação bastante diversificada de oficinas, dinâmicas e competições, envolvendo alunos e professores de Portel e Melgaço, municípios do Marajó. As olimpíadas fazem parte das atividades do Museu Goeldi na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

publicado 23/10/2019 14h59 Notícia

Museu de Portas Abertas no Campus de Pesquisa: um convite ao conhecimento

Ao longo de toda esta quarta (23) e quinta (24), o Campus de Pesquisa do Museu Goeldi oferece à sociedade a chance de interagir diretamente com especialistas da instituição e visitar espaços privilegiados de produção de conhecimentos na Amazônia. O projeto é realizado anualmente e integra o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

publicado 22/10/2019 12h13 Notícia

Museu Goeldi em amplo calendário pela popularização da ciência

A instituição integra a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, de 21 a 27 deste mês. E, acompanhando a agenda, promove mais uma edição do Museu de Portas Abertas, em Belém, e a 11ª Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã, no Marajó. Participa ainda do seminário do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-Bionorte) e da 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, ambos na capital paraense.

publicado 18/10/2019 18h26 Notícia

Seminário de História das Ciências na Amazônia recebe resumo de trabalhos

O evento será realizado de 11 a 13 de novembro em Belém e os interessados têm até dia 31 de outubro para se inscrever gratuitamente e online. O Grupo de Pesquisa História das Ciências na Amazônia realiza o seminário e conta com apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Fundação Oswaldo Cruz.

publicado 08/10/2019 13h13 Notícia

Participe do Museu de Portas Abertas nesta terça (8) e quarta-feira (9)

O Parque Zoobotânico sedia a 34° edição do Museu Goeldi de Portas Abertas. A programação inclui exposições, palestras e dinâmicas sobre o universo científico do Museu Emílio Goeldi e integra a agenda de aniversário de 153 anos da instituição e também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

publicado 07/10/2019 15h07 Notícia

As fascinantes baleias que ocorrem na Costa Norte do Brasil

A exposição “Baleia à vista” apresenta, a partir desta sexta-feira (4), esqueletos e peças ósseas de cinco espécies dos maiores animais da Terra no Aquário Jacques Huber. A mostra, uma das novidades especiais nos 153 anos do Museu Goeldi, é resultado do trabalho do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da instituição em parceria com o Instituto Bicho D’água e conta com investimentos da Celpa e apoio do Instituto Peabiru.

publicado 03/10/2019 10h30 Notícia

Aquário Jacques Huber oferece novos encantos aos visitantes

A reabertura será nesta sexta-feira (04), às 10h, como parte das celebrações pelos 153 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi. Com o investimento da Celpa e apoio do Peabiru, a estrutura do mais antigo aquário público do país foi modernizada. Tem novidades invisíveis e perceptíveis ao público. Seis novas espécies de peixes foram introduzidas no plantel, que agora conta com melhor estrutura e garantia da saúde dos animais. E sabe o peixe elétrico? Os pesquisadores descobriram ser, na realidade, uma das novas espécies descritas para a ciência.

publicado 02/10/2019 11h43 Notícia

Museu Goeldi celebra 153 anos com novidades para o público

Aquário Jacques Huber reformado, nova sinalização do Parque Zoobotânico e exposição sobre as baleias que ocorrem na zona costeira amazônica. Três ações realizadas com investimentos da Celpa e apoio do Instituto Peabiru. Outro destaque na programação de aniversário é o projeto BioBlitz Amazônia, onde estudantes do ensino fundamental acompanhados de especialistas em biodiversidade inventariam a riqueza biológica do Parque do Utinga. O final de semana de comemoração ainda contará com a feira de empreendedores criativos “Amazônia Inspira”, Programa Natureza e o Bolo de Flores.

publicado 30/09/2019 17h31 Notícia

Museu Goeldi abre seleção para mestrado em Diversidade Sociocultural

As inscrições devem ser feitas online até dia 25 de outubro. Candidatos indígenas e de comunidades tradicionais podem optar pelos Correios, com postagem até dia 20. São 23 vagas para graduados, prioritariamente, da área de Ciências Humanas.

publicado 27/09/2019 15h41 Notícia

Cientista do Goeldi no Sínodo para a Amazônia

A ecóloga Ima Vieira irá atuar como perita convidada na assembleia dos bispos da Igreja Católica convocada pelo Papa Francisco para ocorrer entre 6 e 27 de outubro, no Vaticano. Pesquisadora titular do Museu Goeldi, ela acumula densa trajetória científica em estudos ecológicos e usos da terra em uma das regiões mais diversas do planeta.

publicado 23/09/2019 16h00 Notícia

Uma semana para visitar e valorizar os museus brasileiros

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) marca a chegada da mais florida estação do ano com a atividade Primavera dos Museus, que envolve mais de 300 instituições e centros culturais do Brasil. No Museu Goeldi, a programação será no Parque Zoobotânico, entre os dias 24 e 29 de setembro, integrando mesa redonda, oficinas, trilha e mostra expositiva. As inscrições já estão abertas para os interessados.

publicado 18/09/2019 15h00 Notícia

BioBlitz: uma expedição pela biodiversidade urbana

O projeto é um convite da comunidade científica, de instituições como o Museu Goeldi, a estudantes do Ensino Fundamental II que tiverem interesse em desvendar um pouco da natureza do Parque Estadual do Utinga durante dois dias. Em contato direto com plantas, animais e fungos e por meio do aplicativo iNaturalist, será possível obter informações imediatas e registrar as espécies nas trilhas. As inscrições para participar do evento se encerram no próximo dia 20.

publicado 17/09/2019 17h10 Notícia