Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Diretoras de institutos do MCTI conversam sobre ser cientista e dirigente no Dia Internacional da Mulher

A live faz parte das comemorações do centenário do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). O evento terá a participação de 7 cientistas que hoje respondem pela gestão de Unidades de Pesquisa do MCTI, localizadas em diferentes estados. Entre as participantes está a bióloga Ana Luisa Albernaz, atual diretora do Museu Goeldi, que foi a primeira instituição de pesquisa sul-americana a ser liderada por uma cientista.

publicado 04/03/2021 18h11 Notícia

Museu Goeldi oferta bolsa de Pós-Doutoramento Júnior em Biodiversidade

O candidato selecionado irá atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE), na linha de pesquisa Dinâmicas da Biota, e tendo como foco preferencial estudos a serem desenvolvidos na Floresta Nacional de Caxiuanã, onde o Museu Goeldi mantém a Estação Científica Ferreira Penna. As inscrições estão abertas e encerram no dia 5 de março de 2021.

publicado 09/02/2021 10h26 Notícia

Três novas espécies de roedores são identificadas no estado do Pará

A descoberta foi feita a partir do estudo de exemplares pertencentes a coleções nacionais e internacionais, incluindo a do Museu Goeldi. A crescente identificação das novas espécies evidencia a importância de preservar os singulares ecossistemas amazônicos

publicado 03/02/2021 09h35 Notícia

Museu Goeldi lança editais de Doutorado e Mestrado em Biodiversidade e Evolução

São ofertadas 12 vagas para cada nível e, em cada turma, é destinado 01 vaga para candidatos negros, 01 para indígenas, 01 de comunidades tradicionais e 01 para candidatos de países amazônicos. As inscrições devem ser feitas até o dia de 26 de fevereiro. Os cursos terão início no dia 05 de abril de 2021.

publicado 29/01/2021 17h20 Notícia

Museu Goeldi dá adeus à historiadora Doralice Romeiro

Ela chefiava atualmente o centenário Arquivo da instituição, coleção que ajudou no resgate e na salvaguarda desde a década de 80. Contribuiu também na organização das áreas de Informação e Documentação e de todo o campo de Difusão Científica da instituição.

publicado 25/01/2021 10h40 Notícia

DNA de passarinhos aprofunda conhecimento sobre Amazônia

O novo estudo revela informações sobre o passado de duas aves e das áreas habitadas por elas há milhares de anos na Amazônia. Os detalhes são apresentados em entrevista realizada com o pesquisador Leonardo Miranda, do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi

publicado 21/01/2021 09h37 Notícia

Mosaico Gurupi aciona Conselho para tratar da lei de zoneamento

Segundo a organização, que representa 14 entidades governamentais, não-governamentais e indígenas, a lei que instituiu o Zoneamento Ecológico-Econômico na Amazônia maranhense foi aprovada em maio deste ano, durante a pandemia de Covid-19, sem discussão sobre o conteúdo do projeto final com a sociedade.

publicado 22/12/2020 13h34 Notícia

PPGDS abre chamada para bolsista de Pós-Doutorado

O(a) bolsista selecionado(a) deverá atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural, do Museu Goeldi, com o tema “Populações afrodescendentes: contextos rurais e urbanos”.

publicado 18/12/2020 10h05 Notícia

Mestrado em Botânica Tropical está com inscrições abertas

O curso é oferecido pelo Museu Goeldi e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O prazo é até dia 20 de janeiro de 2021, mas, quem quiser solicitar isenção da taxa de pagamento das inscrições, o limite é até este domingo (20).

publicado 17/12/2020 19h09 Notícia

PELD aporta recursos no Estudo da Seca da Floresta

Desenvolvido na Amazônia brasileira há cerca de 20 anos, o projeto é reconhecido por medir as mudanças na floresta tropical sob condições climáticas experimentais adversas. Participam da iniciativa 19 pesquisadores do Museu Goeldi, da UFPA e de outras organizações nacionais e internacionais.

publicado 16/12/2020 10h26 Notícia

Pesquisadores ligados ao Museu Goeldi recebem prêmio nacional

Helena Pinto Lima, pesquisadora titular da instituição, e Jair Boro Munduruku, mestrando do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sócio-cultural, foram contemplados pelo Prêmio Luiz de Castro Faria, concedido pelo Iphan.

publicado 14/12/2020 12h20 Notícia

Rede Autônoma Brasileira de Antropologia realiza primeira reunião anual

Com ampla e diversificada programação prevista até o dia 30 deste mês, a Reunião incluirá a troca de experiências sobre atividade pesqueira e um debate sobre populações tradicionais brasileiras, realizados por pesquisadores de antropologia da pesca do Museu Goeldi

publicado 05/11/2020 09h19 Notícia

Museu Goeldi recebe o ministro Marco Pontes nesta terça

A visita foi realizada no dia em que o MPEG completa 154 anos, como parte do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações. A agenda encerrará no final da tarde, com uma entrevista do ministro com a diretora Ana Albernaz.

publicado 06/10/2020 16h33 Notícia

Museu Goeldi celebra 154 anos e participa do Mês Nacional de C&T com três meses de Portas Abertas

A programação variada inicia nesta terça-feira (6), data de aniversário da instituição, com 7 horas na web no evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Em 2020, a agenda de atividades do Portas Abertas do Museu Goeldi será toda virtual e se estenderá até o mês de dezembro apresentando uma grande diversidade de temas e ações.

publicado 05/10/2020 12h39 Notícia