Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guajará centenário parte e danifica Rocinha do Goeldi

Guajará centenário parte e danifica Rocinha do Goeldi

publicado: 01/01/2021 23h59, última modificação: 02/01/2021 00h03

No último dia 1º de janeiro, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) registrou uma grave ocorrência em suas instalações. Pela manhã, uma longa ramificação se partiu do Guajará, árvore de 42 metros, espécime-tipo e o mais antigo ser vivo da coleção do Parque Zoobotânico, e tombou sobre o prédio histórico da Rocinha, pavilhão expositivo nobre datado de 1879.

O impacto provocou danos à estrutura do prédio histórico, único exemplar característico das casas rurais típicas do século XIX de Belém aberto à visitação pública. Janelas, tesouras e laje foram afetados, assim como o mobiliário expositivo.

O atendimento emergencial para a avaliação preliminar dos danos e as primeiras medidas protetivas foram realizados com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Como não havia funcionários circulando pelo local, ninguém foi atingido ou ferido. As demais espécies animais e vegetais também não foram atingidas.

A direção do Museu Goeldi empreenderá todos os esforços junto às autoridades federais, estaduais e municipais para garantir a restauração do prédio tão caro à história da ciência, da instituição e de Belém.