Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A primavera chega ao Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

A primavera chega ao Museu Goeldi

Em Belém, a instituição oferece programação dedicada à memória, identidades e economia da cultura. Atividades fazem parte da “10º Primavera dos Museus” e são uma prévia da “Semana Nacional da Ciência e Tecnologia”
publicado: 09/09/2016 13h15, última modificação: 21/02/2018 13h47

Agência Museu Goeldi – No Hemisfério Sul, o mês de setembro dá início à primavera, a estação mais colorida do ano. Para marcar este período de renovação da natureza, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convoca os museus de todo o país para a “Primavera dos Museus”. No Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) a programação vai abordar a música brasileira, um programa alimentar saudável e acessível baseado em frutos, hortaliças e temperos amazônicos, a cultura afrobrasileira nos espaços públicos, além de mostrar, durante o “Museu de Portas Abertas”, como a pesquisa mexe com a economia.

Ciência e educação no Museu é destaqueA programação do Goeldi está relacionada ao tema da Primavera dos Museus - “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, temporada cultural que chama atenção para o papel das instituições museológicas como espaços de memória que estimulam o turismo e incentivam as atividades econômicas do local onde estão inseridas.

Dentre as atividades, o “Festival de Gastronomia Inteligente” e o “Museu de Portas Abertas” antecipam também a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), a semana tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições, como Museu Goeldi, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

A partir do próximo dia 14, a instituição oferece uma maratona de ações com foco em memórias, identidades e nas relações entre cultura e economia. “O Festival de Gastronomia Inteligente, atividade que vai reunir cozinheiros e artesãos, é um exemplo da economia da cultura” afirma Lúcia Santana, chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi.

A programação é aberta a todos os públicos e acontecerá inteiramente na base mais conhecida do Museu Goeldi, o Parque Zoobotânico, localizado no centro de Belém. Saiba mais sobre a programação abaixo:

Habitantes da Linguagem – A primavera no Museu Goeldi começa com o projeto “Habitantes da Linguagem” na próxima quarta-feira (14), às 9h, com a palestra “Raízes, paixão e consciência: um olhar sobre a trajetória da música popular brasileira”, do antropólogo Antônio Maria. Ele vai apresentar a música brasileira e seus mais variados gêneros, como a cantiga, o samba e o rock.

Festival promove a alimentação natural e sustentávelFestival de Gastronomia Inteligente – Realizado há 13 anos, o tradicional “Festival de Gastronomia Inteligente” é um dos destaques da programação. O início é na sexta-feira (16), às 9h, com a palestra “Segurança, soberania alimentar e nutricional na Amazônia”. Quem conduzirá o debate é a médica, nutróloga e pesquisadora de alimentos regionalizados, Dra. Clara Takaki Brandão, criadora de um programa baseado nos frutos, nas hortaliças e temperos amazônicos e da multimistura. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail bibliotecaclaragalvao@gmail.com.

No domingo (18), a partir das 9h, o festival tem sequência na “Expo-Feira Arte Goeldi” com a presença de artesãos, organizações não-governamentais e restaurantes de alimentação natural, além de uma programação com grupos folclóricos e arte-educadores do Museu Goeldi.

Tela Negra – Dia 19, segunda-feira, também às 9h, acontecerá a exibição do “Tela Negra”. O projeto, que é uma parceira do Museu Goeldi com a Secretaria da Educação, visa discutir produções audiovisuais sobre as culturas africanas no Brasil. Para a “Primavera dos Museus, haverá a projeção do vídeo “Afroamazônico e seus símbolos”. O vídeo faz parte de um material educativo organizado por Tainah Coutinho Jorge e está integrado a uma trilha que pontua as relações entre culturas afro religiosas e espécies de plantas e ambientes que estão presentes no acervo do Parque Zoobotânico do Goeldi. Após a sessão, os participantes farão o percurso da trilha.

Trilha apresenta ligações entre a flora do Parque e religiões de matriz africanaMuseu de Portas Abertas – A exposição divulga as pesquisas do Museu Goeldi através de kits educativos e vivências. Este ano, a programação também conta com uma roda de conversa sobre o “Museu e a Mediação do Patrimônio Científico”.  O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, quinta e sexta-feira, pela manhã e tarde. Para participar, é preciso agendar a visita com o Núcleo de Visitas Orientadas (NUVOP) pelo número (91) 31823249.

“O Museu de Portas Abertas” é promovido pelo Serviço de Educação (SEC) em parceria com as coordenações de pesquisa (Botânica, Zoologia, Ciências da Terra e Ciências Humanas) do Museu Goeldi.

Oficina “Patrimônio, Memória e Imagem” – A atividade acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro, de 9h às 12h. O objetivo do evento é propor aos participantes uma reflexão acerca do passado e da compreensão da representatividade da memória, do reconhecimento e pertencimento do patrimônio. A oficina mostrará como usar recursos de imagem para buscar e desenvolver tais questões, revisitando a cultura afrodescendente nos espaços públicos, buscando uma valorização de sua presença, e estudando a historicidade social da cultura negra. As inscrições para uma das 10 vagas da oficina é presencial e deve ser feita no Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi,

Trilha “Afro Amazônicos e seus símbolos” – A “10ª Primavera dos Museus” despede-se do Museu Goeldi junto com o mês de setembro, no dia 30. Às 9h, no Parque Zoobotânico, será realizada uma edição especial da trilha “Afro Amazônicos e seus símbolos”. Os participantes também deverão agendar a visita pelo Núcleo de Visitas Orientadas (NUVOP) por meio do número (91) 31823249.