Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alimentação, identidades e gastronomia em discussão no “Café com Ciência”

Alimentação, identidades e gastronomia em discussão no “Café com Ciência”

Atividade do Museu Goeldi acontece nesta quarta-feira (21) com entrada livre e gratuita. Evento discutirá temas como as mudanças nos hábitos e na cultura alimentar da cidade de Belém
publicado: 20/09/2016 13h30, última modificação: 21/02/2018 15h08

Agência Museu Goeldi – No Café com Ciência desta quarta-feira (21) o pesquisador do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos, Guilherme Bemerguy, irá ministrar a palestra “A globalização da comida: impactos na identidade cultural belenense?”. A discussão pretende analisar o impacto da globalização na alimentação a partir das identidades culturais, enfocando o processo de inserção da Cidade de Belém num circuito gastronômico global.

De acordo com Bemerguy, “a alimentação belenense vem sofrendo grandes mudanças em relação ao seu papel cultural, onde o seu consumo passa por constantes processos de gourmertização”. O mestre em antropologia explica que isto proporciona discussões sobre até que ponto a globalização alimentar traz algum benefício àqueles que tem nesses alimentos parte importante de sua identificação cultural.

Palestrante - Guilherme Bemerguy, além de ser pesquisador do LAMAq/MPEG, é mestre em Ciências Sociais pela UFRN e doutorando em Ciências Sociais na FCLAr/UNESP. As linhas de pesquisa que interessam o antropólogo incluem ciências sociais e saúde, conhecimentos tradicionais, alimentação e identidade cultural, entre outros.

Café com Ciência - Organizado mensalmente pela Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Goeldi, o “Café com Ciência” propõe o debate de questões atuais de relevância social de forma descontraída – cada participante leva algo para compartilhar no lanche ao final do encontro.

Serviço -
Café com Ciência
Palestra: A globalização da comida: impactos na identidade cultural belenense?
Palestrante: Msc. Guilherme Bemerguy (LAMAq/MPEG).

Data: 21/09/2016
Horário: 15h
Local: Sala de reunião nº 01-CCH, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901).

Texto: Juliana Araujo