Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Destaque Amazônia homenageia a Estação de Caxiuanã

Destaque Amazônia homenageia a Estação de Caxiuanã

Nos 20 anos da Estação Científica Ferreira Pena (ECFPn), o Destaque conta a história da base de pesquisas em Caxiuanã
publicado: 10/01/2013 12h15, última modificação: 15/08/2017 09h08

Agência Museu Goeldi - A Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas do Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado na Floresta Nacional de Caxiuanã, completa, em 2013, seus 20 anos e, como presente, ganha três edições especiais do Destaque. A primeira delas circulou em março, edição 61, e é dedicada ao Programa Floresta Modelo, que acaba de receber certificação e é candidato ao Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013.

A segunda edição, de nº 64, lançada em setembro de 2013 apresenta ao leitor a “História e a Ciência que vêm da Floresta Nacional de Caxiuanã”. A localização, a infraestrutura foram mostradas em várias imagens atuais e de quando se iniciou o trabalho por lá. A equipe do jornal Destaque Amazônia também teve contato com os pesquisadores que trabalham em Caxiuanã, desenvolvem projetos e são fundamentais na elaboração da história desses 20 anos de atividades.

Ima Vieira, ecóloga, pesquisadora e ex-diretora do Museu Goeldi relata como foi escolhida a área para abrigar a frente de pesquisa junto com Dr. João Murça Pires, profundo conhecedor da biota amazônica. A atual chefe da Estação Científica, Maria das Graças Ferraz e o primeiro chefe da Estação, Pedro Luiz Braga Lisboa disponibilizaram dados e informações a respeito dessa trajetória.

Para fechar as comemorações, em outubro, mês do aniversário da Estação, mais uma edição circula para os leitores do jornal.

História da Flona – Confira nesta edição a matéria que relata como a base da Estação apóia pesquisas de curto, médio e longo prazos, tanto do Museu quanto da comunidade científica nacional e internacional, desenvolvidas na Floresta Nacional de Caxiuanã. Por ela, já passaram mais de cem projetos nas áreas de botânica, zoologia, ciências da terra e ciências humanas, organizados dentro de três grandes projetos de pesquisa: TEAM (Tropical Ecology, Assessment and Monitoring Initiative); PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade) e Esecaflor/LBA (Experimento em Grande Escala da Biosfera).

Pesquisar, monitorar e preservar – O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld), financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), sob coordenação de Leandro Valle Ferreira, do Museu Goeldi, elevou o número de pesquisas desenvolvidas na base ao longo dos 20 anos de Estação. Para conhecer as ações que o Peld promove em Caxiuanã, leia a material principal do jornal, nas páginas 6 e 7, que, não por acaso, apóia a impressão da edição. O Peld avalia impactos antrópicos e simula “secas prolongadas”para avaliar o que causaria essa mudança ambiental para as populações tradicionais e para a flora e fauna amazônica.

Ocupação humana na Amazônia – As pesquisas do Museu em Caxiuanã vão além do espaço físico da Estação, se expandindo para outras regiões, como a Ilha de Terra, uma península cercada da área de várzeas e igarapé da Flona. A Ilha é um sítio arqueológico de alta relevância para o conhecimento da ocupação humana pretérita na Amazônia. Através dele, estudos como o coordenado pela arqueóloga Dirse Kern podem reconhecer a relação entre a localização habitada pelos povos pré-coloniais e as utilizadas pela população atual da região. Além disso, permitem constatar a fertilidade do passado dos “rios de fome” e da Terra Preta Arqueológica (TPA).

Fauna de Caxiuanã - As pesquisadoras Fernanda Santos e Marcela Lima, do projeto TEAM- Tropical Ecology, Assessment and Monitoring Network, realizam monitoramento sistemático desde 2010 para os estudos a respeito da riqueza e da composição da comunidade de mamíferos de médio e grande porte na Flona. A ideia é atentar para a vida animal do local mas também pelo fato de que mamíferos de médio e grande porte (como anta, tapir e onça pintada) são excelentes indicadores de preservação da natureza.  Leia na matéria as 22 espécies estudadas pelas pesquisadoras.

Répteis e anfíbios – A fauna de Caxiuanã não se limita a mamíferos, a herpetofauna (conjunto das espécies de anfíbios e répteis) é também um grande foco de estudos dos pesquisadores Gleomar Fabiano Maschio, Maria Cristina dos Santos – Costa e Ana Lúcia Prudente, da ECFPn. Foram quase 300 dias em campo na Flona para a seleção e coleta de amostra de animais utilizados em estudos posteriores e duas teses de doutorado entre 2001 e 2007. O grupo de pesquisadores utilizou diferentes métodos, como a Procura Visual Limitada por Tempo (PVLT) e os Encontros Ocasionais (EO). Essa busca catalogou mais de seiscentas espécies de serpentes só na região da Estação.

O informativo - Destaque Amazônia é o informativo bimestral do MPEG, elaborado pela Agência Museu Goeldi, do Serviço de Comunicação Social (SCS), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Neste mês de setembro, dedicou-se a Estação Científica Ferreira Pena, em Caxiuanã. Confira a edição na estante virtual do site.

Texto: Alice Martins Morais

Galeria de Imagens: