Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia das Mães no Museu Goeldi

Dia das Mães no Museu Goeldi

O espetáculo “Era uma vez” da contadora de histórias Zezé Caxiado é a atração para a família no Espaço Museu Goeldi neste dia 13
publicado: 10/05/2018 16h15, última modificação: 11/05/2018 10h09

Agência Museu Goeldi – A atriz e contadora de história Zezé Caxiado vai apresentar um espetáculo especial para cativar o público do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi neste domingo (13), Dia das Mães. A encenação “Era uma vez... ok?” tem início às 10h e ocorrerá em frente ao Espaço Museu Goeldi. A promoção é do ProGOELDI, programa da sociedade civil coordenado pelo Instituto Peabiru, com o patrocínio do Banco da Amazônia.

Margareth Gondim (Ateliê Acalanto), organizadora do evento, explica que o principal objetivo da apresentação é “aproximar as pessoas e os seus afetos de maneira lúdica, expondo a palavra e a sonoridade como a mais pura essência do ser humano de se comunicar: a fala”.

A contação de história é uma das atividades sintonizadas com o Espaço Museu Goeldi. A escolha do espetáculo e a data da apresentação tampouco veio por acaso. “Tem tudo a ver com o dia das mães, aquela pessoa que pela primeira nos levou a navegar pelo imaginário das palavras”, pontua Maragareth. Ela ainda acrescenta: “Como atriz que eu sou, entendo que este apoio veio como uma oportunidade de divulgar o trabalho desses profissionais que encantam e desvelam a beleza desse nosso sentir criança”, afirma Margareth.

Caxiado – Zezé Caxiado é formada em pedagogia, e trabalha com contação de histórias há 26 anos. Sua versatilidade é grande, conseguindo modificar vozes e criar personagens diferentes com facilidade. Os temas costumam ser vários, abrangendo desde os mais leves a até os mais polêmicos, seja da cultura brasileira ou estrangeira. Porém, no geral, todos têm uma característica em comum: suas memórias de infância. Sendo assim, não é atípico ouvi-la narrar contos envolvendo fadas, príncipes e princesas.

“Não há um modo certo ou errado de contar história. Cada contador faz do seu jeito”, diz a artista. Contudo, há uma qualidade que diferencia Zezé Caxiado na hora da contação. Ela, além de interagir bastante com o público, também “traz cor” para suas histórias, facilitando a visualização do enredo na mente dos que a escutam. “A narração tem essa magia: ver aquela coisa, imaginar aquela coisa, sentir aquela coisa...”, explica Zezé, e continua. “Contar história, todo mundo conta, mas, o contador traz a magia, o coração, de forma diferenciada. Tem que vir primeiramente do coração”, afirma.

Neste domingo, a história apresentada será uma das favoritas de Zezé. Nela é narrado que em um castelo distante não havia alegria, pois a filha do rei havia perdido sua capacidade de sorrir. O rei, então, resolveu fazer um grande concurso e, de prêmio, daria a metade de seus bens. Com isso, apareceram muitos pretendentes e, no meio deles... Bom, o resto só poderá saber visitando o Museu Goeldi nesse domingo de manhã e assistindo ao espetáculo.

Espaço – O Espaço Museu Goeldi foi inaugurado recentemente para agregar em um único local uma cafeteria, sorveteria, loja e livraria. Instalado em um dos prédios históricos da instituição, conta também com um deque, próprio para a realização de shows, recitais, saraus e contação de histórias. A viabilização da nova atração tem o apoio do ProGOELDI. O Espaço é mais uma oportunidade para o compartilhamento do conhecimento científico com o público visitante do Museu Goeldi.

Serviço | Contação de Histórias – Espetáculo “Era Uma Vez... OK?”

Local: Espaço Museu Goeldi – Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

Narradora: Zezé Caxiado