Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dialogando sobre arte rupestre

Dialogando sobre arte rupestre

Arqueóloga conta um pouco de sua trajetória e de seus projetos em bate-papo
publicado: 16/05/2013 16h50, última modificação: 13/08/2017 11h48

Agência Museu Goeldi – Dando continuidade à 11ª Semana de Museus, acontecerá neste sábado, 18 de maio, no Museu de Arte Sacra, em Belém – PA, um bate-papo com a arqueóloga do Museu Paraense Emílio Goeldi, Edithe Pereira.

No bate-papo, a pesquisadora falará sobre sua experiência na área da Arqueologia e sua trajetória de pesquisa em Monte Alegre que resultou no projeto “Arte Rupestre de Monte Alegre – Difusão e Memória do Patrimônio Arqueológico”.

Na ocasião será apresentado o vídeo-documentário Imagens de Gurupatuba, obra do cineasta Fernando Segtowick, na qual faz a abordagem contemporânea dos sítios arqueológicos de Monte Alegre. Para tanto, utiliza informações científicas no meio audiovisual, associando ao formato, referências e relatos de memória das comunidades locais. Segtowick também fará um relato de sua experiência em participar do projeto.

Como ativos participantes da produção de itens de divulgação sobre a arte rupestre paraense, o aquarelista Mário Baratta e o poeta Juraci Siqueira testemunharão ao público suas impressões pessoais ao participar do projeto em Monte Alegre.

Visões – Os resultados das pesquisas de Edithe Pereira em Monte Alegre podem ser conferidos na exposição “Visões: A Arte Rupestre em Monte Alegre. O evento é realizado em parceria entre o Museu Emílio Goeldi e a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), com patrocínio da Petrobrás.

A exposição é parte da programação da 11ª Semana Nacional de Museus, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todos os anos para comemorar o Dia Internacional do Museu, em 18 de maio. O Museu Paraense Emílio Goeldi celebra a semana com uma extensa programação voltada a todo o público.

Serviço – O bate-papo acontecerá dia 18 de maio, às 17h, no Mini Auditório do Museu de Arte Sacra, localizado na Rua Padre Champagnat, s/n, Praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha, em Belém.

A exposição Visões: A Arte Rupestre em Monte Alegre abre ao público visitante do Museu Goeldi no dia 16 de maio como parte da programação da 11° Semana de Museus, com entrada franca. A exposição fica em cartaz de 16 de maio a 30 de setembro, no prédio da Rocinha, no Parque Zoobotânico do Museu, localizado na Avenida Magalhães Barata, 376 – São Braz, nos seguintes horários: Terça a Sexta – 9h às 12h e 13h às 17h e Sábados, Domingos e Feriados – 9h às 15h.

Texto: Ricardo de Sousa