Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Emílio Goeldi na Reunião Anual da SBPC

Museu Emílio Goeldi na Reunião Anual da SBPC

Até sábado (28), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), entidades vinculadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se reúnem no encontro anual que chega à sua 70ª edição. O Museu Goeldi também faz parte da vasta programação.
publicado: 23/07/2018 16h08, última modificação: 23/07/2018 16h10

Agência Museu Goeldi A comitiva de pesquisadores, educadores e técnicos  que vai representar o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na Reunião Anual da SBPC já está em Maceió (AL). Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, o encontro celebra os 70 anos dessa sociedade fundamental para o debate sobre ciência e tecnologia no Brasil. Na edição deste ano, a participação do Museu Goeldi será em dois espaços: ExpoT&C e SBPC Jovem.

ExpoT&C - useu Goeldi apresenta armadilha para insetos da família CulicidaeExpoT&C – A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Entre os já tradicionais expositores, está o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com seus institutos de pesquisa e agências de financiamento, dos quais o Museu Goeldi faz parte.

A participação do MPEG na ExpoT&C está dividida em três eixos temáticos: Popularização da Ciência, Biomas e Climas e Inovações. Dentro do primeiro eixo, além da divulgação das publicações do Museu Goeldi, estão sendo apresentadas as ações e resultados de dois projetos, o “Lifelines/Aspectos Vitais: a convergência de artes, ecologia e cultura na Amazônia e Nova Inglaterra (EUA)”, parceria entre Goeldi e Stepping Stones Museum for Children; e o “Festival de Gastronomia Inteligente”, dedicado ao preparo e consumo de uma alimentação saudável e sustentável. Participam como expositoras a bibliotecária Andrea de Assis e as educadoras Helena Quadros e Socorro Andrade.

A ex-aluna do mestrado em Biodiversidade e Evolução do MPEG, Paula Monteiro, participa como expositora no eixo Biomas e Climas. A bolsista apresenta o projeto Bases Científicas para a Atualização das Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos benefícios da biodiversidade da Amazônia. O projeto, desenvolvido em parceria com a WWF-Brasil e a TNC, busca integrar e aperfeiçoar conhecimentos voltados para a recuperação e conservação de áreas degradadas da região amazônica, indicando suas áreas prioritárias.

SBPC Jovem - Festival de Gastronomia Inteligente é um dos temas abordadosO técnico Luís Augusto Quaresma participa como expositor no eixo Inovações, apresentando o equipamento para captura de mosquitos criado pelo pesquisador Inocêncio Gorayeb. O invento já foi patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e promete ser de grande utilidade para a coleta, amostragem e estudo dos insetos da família Culicidae, vetores de doenças para as populações humanas. Além da armadilha para mosquitos, também estarão disponíveis folders com detalhes sobre duas patentes do Museu Goeldi que estão em processo: a produção de ecopaineis da fibra do fruto do açaí e o larvicida e repelente à base de aninga (Montrichardia linifera).

SBPC Jovem – A SBPC Jovem é uma atividade realizada paralelamente à programação científica da Reunião Anual da SBPC. Destinada a estudantes do ensino básico, a programação da SBPC Jovem se constitui de eventos lúdicos e interativos com o objetivo de estimular o contato de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos.

O educador Alcemir Aires e o cientista ambiental Cezar Filipe Silva participam da programação da SBPC Jovem com a atividade “Ciência Show: brincando e aprendendo com a Amazônia”. De forma divertida, serão apresentadas curiosidades sobre a região amazônica por meio de jogos e kits educativos do Clube do Pesquisador Mirim, projeto do Serviço de Educação do Museu Emílio No estande do MPEG, o público conhece a Amazônia de maneira lúdicaGoeldi, coordenado por Luiz Videira. Além disso, o público vai poder conhecer um pedacinho da fauna da Amazônia explorando, por meio do tato, alguns animais taxidermizados.

Para a realização do Ciência Show, o Museu Goeldi conta com o apoio, entre outros parceiros, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), que viabilizou a participação da instituição e a realização das atividades no Circo da Ciência, espaço dedicado às exposições dos museus científicos do país. Essa programação ocorrerá durante todos os dias do evento, de 22 a 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas.

Reunião Anual da SBPC – Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Participam, ainda, autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.

No ano em que comemora seus 70 anos, a SBPC realiza sua Reunião Anual na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, no período de 22 a 28 de julho de 2018, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

Texto: Agência Museu Goeldi e SBPC.