Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi participa do terceiro “Conversa com objetos” em Belém
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi participa do terceiro “Conversa com objetos” em Belém

Evento discute história da arte e cultura material e reúne especialistas em torno de objeto de cerâmica marajoara para uma visão além dos discursos europeus
publicado: 13/06/2016 16h15, última modificação: 23/02/2018 14h37

Agência Museu Goeldi – Nesta terça-feira (14), acontecerá a terceira edição do “Conversas com objetos: história da arte e cultura material”. O evento reúne especialistas de formações diversas e interessados em cultura material para elaborar discursos acerca de um objeto escolhido para a ocasião, com o intuito de refletir sobre perspectivas não-europeias da história da arte.

O pesquisador do Museu Goeldi Nelson Sanjad, é um dos convidados do encontro organizado pelo Goethe-Institut, que e acontecerá na Casa das Onze Janelas. O evento abrange várias instituições importantes, como aponta Heldilene Guerra, diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. “O evento é importante porque reúne instituições de Belém e de São Paulo, como o Museu Paraense Emílio Goeldi, o mais antigo do país, e o Goethe-Institut, além da Casa das Onze Janelas SIM/SECULT-PA e as universidades”, afirma. Além de Nelson Sanjad, também participarão o professor Alexandre Sequeira (UFPA), o artista Éder Oliveira, e a professora Denise Shaan (UFPA).

O objeto escolhido para o debate é uma peça de cerâmica marajoara, pertencente à coleção arqueológica do Museu Goeldi. Claudia Mattos, coordenadora do projeto, fala sobre a escolha do objeto: “[Neste objeto] podemos ler a história de uma cultura que, em seu tempo estava integrado a uma rica e complexa rede de outras culturas nas Américas. Na cerâmica marajoara, podemos também ler outra versão da história de colonização das Américas e da organização geopolítica e cultural da região. Trata-se de uma oportunidade para construirmos novas narrativas, sobre a presença do ‘sul’ em uma história mundial”.

O evento busca propor novos discursos sobre a história da arte do ponto de vista do Sul do mundo e não somente da perspectiva eurocêntrica, além de examinar as relações simbólicas que estabelecemos com a cultura material. O evento, queacontece às 19h, é gratuito e aberto ao público.

 

Texto adaptado por Lorena do Couto

Serviço
Evento: “Conversas com objetos: história da arte e cultura material”

Data: 14/06, terça-feira

Hora: 19h

Local: Casa das Onze Janelas (Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha)

Evento Gratuito e aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição.