Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Natal Solidário 2014 beneficia crianças da Floresta de Caxiuanã

Natal Solidário 2014 beneficia crianças da Floresta de Caxiuanã

No décimo aniversário do projeto Natal Solidário na Floresta de Caxiuanã, o Museu Goeldi ultrapassou a meta de arrecadação de brinquedos
publicado: 22/12/2014 16h00, última modificação: 03/01/2018 14h31

Agência Museu Goeldi - O Natal Solidário, realizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, é uma campanha anual de arrecadação de brinquedos destinados às crianças das comunidades da Floresta Nacional de Caxiuanã, onde fica localizada a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), uma das bases de pesquisas do Museu Goeldi. Neste ano, o projeto completou 10 anos e ganhou de presente um número de arrecadações maior do que o esperado, doados por empresas parceiras do projeto, pelo Instituto Evandro Chagas, o Centro Nacional de Primatas e arrecadados em dois pontos da cidade: na ONG Rádio Margarida e na “Portaria do Museu”, que durante um fim de semana recebeu brinquedos em troca da emissão de ingressos de entrada para o Parque Zoobotânico.

Cerca de 750 crianças, de 10 comunidades, divididas entre os municípios de Melgaço e Portel, receberam seus presentes de natal e a visita do Papai Noel e da Mamãe Noel, que foram interpretados em cada comunidade por um casal diferente de voluntários do projeto.

A entrega foi feita para quatro comunidades de Melgaço: Lago do Camuim, Pedreira, Laranjal,  Nossa Senhora da Conceição (Rio Piracupijo) e a comunidade de Caxiuanã, que fica próxima à estação científica do Museu Goeldi; e em cinco comunidades de Portel: Anjo da Guarda, Caria, Escola Chico Mendes (Rio Pracupi), São Sebastião e Santo Antônio- Vila do Brabo. Devido ao bom número de doações, o natal solidário pôde ir ainda mais longe e doou brinquedos para as crianças do abrigo Ágape da Cruz, localizado no município de Portel, responsável pela recepção e cuidado de crianças que sofreram várias formas de abuso.

Além dos brinquedos arrecadados, o Natal Solidário ainda recebeu doações alimentícias de empresas nacionais, como Marisa e Hiléia. Uma doação especial foi feita pelo artesão que produz chapéus artísticos, Durval Sampaio, que foi carinhosamente chamado de “Chapeleiro Maluco” brasileiro, quando participou das Olimpíadas de Caxiuanã do ano passado, pela qual pôde conhecer as comunidades para as quais doou 15 dos seus chapéus, que foram distribuídos entre os adolescentes das comunidades.

Natal Solidário - O projeto começou em 2004 pela iniciativa dos servidores do Museu Goeldi que se uniram para doar brinquedos para duas comunidades de Melgaço: Pedreira e Laranjal. Em 2012, começou a arrecadação na “Portaria do Museu”, o que rendeu ótimos resultados e permitiu que o Natal Solidário chegasse às outras comunidades de Caxiuanã, além disso, incentivou o patrocínio de outras empresas e instituições.

Os resultados do projeto são percebidos quase instantaneamente, já que, durante a entrega dos presentes, os voluntários recebem em troca um grande carinho por parte das crianças e, em algumas comunidades, são recepcionados com apresentações de natal e atividades realizadas pelas próprias crianças. Segundo Socorro Andrade, pedagoga do Museu Goeldi e coordenadora do Natal Solidário, além de proporcionar alegria à criançada, a experiência é um aprendizado também para quem participa como voluntário. “Cada vez que a gente vai é uma surpresa. Cada chegada, cada momento é uma emoção, pois temos a oportunidade de ver e conviver com a realidade das crianças, que geralmente é bem difícil”, completa a servidora.

Texto: Lorena Brito

Galeria de Imagens: