Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novos rumos para entender a Amazônia começam a ser apresentados hoje

Novos rumos para entender a Amazônia começam a ser apresentados hoje

publicado: 02/06/2014 12h15, última modificação: 28/08/2017 16h03

Agência Museu Goeldi - Começa hoje à tarde (2) o XXII Seminário de Iniciação Científica – PIBIC/MPEG. Este primeiro dia conta com a sessão de abertura e o começo das apresentações da Coordenação das Ciências da Terra e Ecologia (CCTE).

A programação tem início às 14h30, com a palestra do Dr. Eduardo Santos (Universidade Federal do Pará), relacionando a transmissão através de gerações das características biológicas ao estudo das línguas na reconstrução da história e evolução de povos indígenas da América do Sul.

Logo em seguida, às 15h45, começam as apresentações de trabalhos. A pesquisadora  Cristine Amarante (MPEG) será a coordenadora da sessão e a avaliação será feita por Alex Vladimir Krusche, da Universidade de São Paulo (USP).

A primeira é a da aluna de Geologia Aline Costa do Nascimento, orientanda da Maria Inês Feijó Ramos, que fez um estudo sobre o crustáceo Cytheridella, encontrado da Formação Solimões, município de Tabatinga, Amazonas.

A segunda, da graduanda de Engenharia Ambiental e Sanitária Ana Laura Pinheiro Ruivo Monteiro e orientada por Rosecélia Moreira da Silva Castro, que analisa a decomposição de folhas da espécie Rhizophora mangle em um manguezal na comunidade de Caranã, município de Salinópolis.

Por terceiro, será apresentada a análise que a estudante de Ciências Biológicas Ariana do Rosário Rodrigues, sob orientação de Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo e Quêzia Leandro de Moura, fez ao colocar o carbono e o nitrogênio da biomassa de micróbios de solos de material mineral (latossolo) que tinham quantidade insuficiente de água, na Flona de Caxiuanã, Pará, onde o MPEG tem base científica.

A última apresentação do dia será a avaliação da Bruna Amanda Silva de Souza, do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, orientada pela coordenadora da sessão, sobre a atividade de proteção à luz dos extratos etanólicos presentes na pupunha.

Serviço - O Seminário PIBIC 2014 segue até o dia 6 de junho e acontece no Auditório Paulo Cavalcante - Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio, Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém, Pará.

Confira a programação completa no Portal do Museu Goeldi.

Texto: Alice Martins Morais