Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Patrimônio natural, material e imaterial em discussão

Patrimônio natural, material e imaterial em discussão

Estão abertas as inscrições para o Simpósio 2017 do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil). Aberto a pesquisadores e interessados no assunto, o evento acontece em Belo Horizonte (MG), de 11 a 13 de maio. Edithe Pereira, arqueóloga do Museu Goeldi, é a representante da Região Norte no ICOMOS.
publicado: 13/03/2017 16h45, última modificação: 15/02/2018 16h25

Agência Museu Goeldi- Um panorama geral das discussões sobre o Patrimônio no Brasil. É o que será apresentado de 11 a 13 de maio de 2017 em Belo Horizonte (MG), durante o Simpósio Científico 2017 do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil). O evento é aberto não só aos associados do ICOMOS, mas a todos os pesquisadores e interessados no patrimônio cultural, havendo a possibilidade de apresentação de trabalhos. As inscrições seguem abertas e os interessados em apresentar artigos devem enviar seus resumos até 31 de março. Para saber mais, clique aqui.

De acordo com a arqueóloga Edithe Pereira, pesquisadora do Museu Goeldi e representante regional norte do ICOMOS Brasil, o evento oferece uma excelente oportunidade de apresentar as ações realizadas na Amazônia em defesa do patrimônio cultural da região, seja ele natural, material e imaterial.

“Um aspecto importante a ser destacado nesse evento é a diversidade dos temas que serão abordados e que oferecem espaço para que as mais diversas ações relacionadas a proteção do patrimônio sejam apresentadas”, diz Edithe.

O ICOMOS é uma organização não governamental associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Sua missão é “promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios”. Seu Simpósio Científico 2017 tem como tema geral “O estado da Arte da Preservação do Patrimônio no Brasil” e como tema específico “Reconstrução Pós-Desastre”.

O evento apresentará um panorama geral das discussões sobre o Patrimônio no Brasil, a partir de conferências proferidas por convidados nacionais e estrangeiros; mesas redondas temáticas para ampliar o debate e Comunicações contemplando os temas desenvolvidos na conferência. Estima-se a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre profissionais, professores, pesquisadores, representantes de instituições e estudantes de pós-graduação, provenientes de todas as regiões do Brasil.

Simpósio Científico 2017 do ICOMOS-BRASIL

Período e Local de Realização: no CAD II, Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 11 a 13 de maio de 2017

Mais informações no site do evento http://www.icomoseventos.com/ ou pelo telefone (31) 3568-6444