Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede internacional em prol do reflorestamento nos trópicos

Rede internacional em prol do reflorestamento nos trópicos

Estudos do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia sobre o desmatamento, reflorestamento e regeneração natural estarão disponíveis também através da rede PARTNERS
publicado: 04/12/2013 10h45, última modificação: 22/08/2017 15h24

Agência Museu Goeldi – INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, coordenado pela ecóloga Ima Vieira, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, é um dos programas integrados à Rede PARTNERS (People and Reforestation in the Tropics: a Network for Education, Research, and Synthesis).

A rede integra cientistas naturais e sociais de diversas partes do mundo com o objetivo de investigar o potencial ecológico e as bases sociais da regeneração natural e do reflorestamento em zonas tropicais do planeta.

O reflorestamento  é uma prática que vem ocorrendo em toda a África , Ásia e América Latina e que auxilia a manutenção da biodiversidade, a proteção de mananciais, o sequestro de grandes quantidades de carbono e a garantia dos meios de subsistência locais. Neste contexto, a cooperação global entre cientistas busca refletir o alcance global do reflorestamento tropical. Através de um programa com duração de cinco anos, os parceiros irão identificar áreas estratégicas para pesquisas e subsidiar políticas públicas que promovam o reflorestamento nos trópicos.

Arco do Desmatamento – O INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia atua na faixa territorial de 224.420 km² ao sul da Amazônia, do Maranhão ao Acre. A área é a zona pioneira de ocupação da região amazônica, onde há o maior número de espécies ameaçadas de extinção e conflitos envolvendo o uso da terra. O INCT coordenado pelo Museu Goeldi produz conhecimento científico com a meta de subsidiar políticas públicas para conservação e processos de desenvolvimento sustentáveis e inclusivos.