Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retirada de árvores em risco de queda no Parque Zoobotânico

Retirada de árvores em risco de queda no Parque Zoobotânico

A visitação pública ao Parque do Museu Goeldi será liberada a partir de sábado (12), ao final do trabalho de retirada das árvores em risco de queda e manutenção da área atingida
publicado: 09/03/2016 15h45, última modificação: 20/02/2018 10h50

Agência Museu Goeldi - Na tarde desta terça-feira (08 de março), uma equipe do Corpo de Bombeiros do Pará faz a retirada de quatro árvores afetadas após as chuvas do último sábado (5), no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Para a realização desse trabalho, é necessário interditar o tráfego da Rua Nove de Janeiro, no perímetro entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt. A via estará fechada durante toda a tarde, a partir das 15h. O fechamento temporário da via é uma questão de segurança para pessoas e veículos. Após a remoção das árvores, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi permanecerá fechado para a visitação pública até a próxima sexta-feira, 11 de março, para que seja realizada a manutenção da área que sofreu impacto com as quedas.

As árvores a serem retiradas oferecem riscos porque foram atingidas pela queda de outra árvore, de grande porte, ainda durante as chuvas do último sábado. Um  espécime de andirá-uxi caiu dentro do Parque Zoobotânico, no centro da cidade, atingindo outras espécies regionais como a pitomba (Talisia esculenta), um exemplar de cutite (Pouteria macrophylla), um de virola (Virola surinamensis (Rol.) Warb.) e uma tacacazeira. As árvores retiradas tinham, em média, 10 anos de idade. Já o Andirá Uxi tinha cerca de 50 anos.

Desde domingo (06) a equipe do próprio Museu Goeldi começou a serrar e retirar partes do andirá-uxi caído no sábado. Ele atingiu o prédio que abriga o sistema de telefonia do Museu e a sala dos vigilantes. Aparentemente não houve abalos na estrutura da edificação. Apenas quedas de telhas foram registradas.

Depois da avaliação técnica, feita pelos Bombeiros ainda nesta segunda-feira (07), mais quatro árvores foram identificadas com risco de queda dentro do Parque Zoobotânico e serão retiradas. A árvore derrubada pelas chuvas do sábado será aproveitada em benefício do próprio Parque. O Museu Goeldi tem uma política de aproveitamento de todo o material florestal do Parque para as necessidades do mesmo - montar cercas, bancos, trapiches ou em oficinas com artesões diversos. A madeira será transformada em bancos, cercas e enriquecimento ambiental para viveiros do zoológico.

O Parque Zoobotânico possui 5,4 hectares e está localizado na área central da Grande Belém. Guarda, hoje, exemplares de mais de 500 espécies vegetais. Para todas existem cuidados específicos em cada período climático do ano. Entre os procedimentos adotados é feito periodicamente uma avaliação para identificar doenças e potenciais riscos de queda. Saiba mais sobre o importante trabalho de manutenção da flora do “Zoobotânico” clicando aqui

O Goeldi intensificou seus cuidados durante o período de chuvas torrenciais na região amazônica e segue em alerta. Por motivos de segurança, quando houver temporais, o Parque Zoobotânico será fechado para visitação pública.

A visitação pública será liberada a partir de sábado (12), assim que for concluído o trabalho de retirada das quatro árvores em risco de queda iminente.