Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solidariedade no aniversário do Parque
conteúdo

Agência de Notícias

Solidariedade no aniversário do Parque

Servidores do Museu Goeldi promovem campanha solidária para arrecadar doações para instituição filantrópica
publicado: 19/08/2014 15h15, última modificação: 28/09/2017 11h12

Agência Museu Goeldi – No último domingo, 17, teve início a campanha solidária que troca alimentos e produtos de higiene por um ingresso do Parque Zoobotânico. A ação é uma iniciativa da Associação de Servidores do MPEG e faz parte da programação de aniversário do Museu Goeldi, que completa 148 anos em outubro. As comemorações tem início com as homenagens ao Zoobotânico, que em agosto completa 119 anos de criação. 

Os donativos arrecadados serão destinados à ONG Casa do Menino Jesus, que acolhe crianças e adolescentes, geralmente vindos do interior do estado para tratamento de câncer, problemas cardíacos e renais nos hospitais da capital paraense. A instituição filantrópica tem hoje cerca de 130 inscritos em regime rotativo. Um deles é Lucas Sampaio da Silva, de 11 anos e que há três se desloca de Paragominas a Belém, de quinze em quinze dias, para o tratamento de leucemia no Hospital Ophir Loyola. 

A mãe do menino, Francisca Sampaio da Silva, conta que a ONG é essencial, pois sem ela seria muito difícil manter-se em Belém, onde Lucas realiza as sessões de quimioterapia. Dona Francisca mostrou-se muito contente com a iniciativa dos servidores do Museu Goeldi em divulgar a Casa e angariar doações. Na Casa do Menino Jesus as crianças e jovens em tratamento recebem hospedagem e alimentação durante a estadia em Belém. 

Jaciléa Barros, secretária da ONG, esteve no Parque Zoobotânico no domingo participando da ação solidária. Ela conta que a Casa tem dificuldades em conseguir doações de proteínas para compor a alimentação dos internos. “Doações de carne, frango e leite serão sempre muito bem vindas”, salienta Jaciléa. Segundo a secretária da Casa, os próprios hospitais nos quais os doentes fazem tratamento os encaminham a ONG, reconhecendo assim a importância do trabalho da instituição. Após a inscrição na instituição, os pacientes tem assegurado a hospedagem na casa com direito a um acompanhante. 

O Museu e seu papel social – Alessandro Fernandes participou da iniciativa e trocou um quilo de alimento não perecível pelo seu ingresso do Parque. O rapaz disse ser uma atitude “nobre” em prol dos que tanto precisam. Fernandes contou que tem hábito de visitar o local e dessa vez tinha mais um motivo além das atrações da fauna, flora e a história do espaço. 

A ideia da campanha solidária partiu da pesquisadora Edithe Pereira, arqueóloga do Museu Goeldi. Edithe teve câncer no ovário em 2013 e revela ter tido condições psicológicas e financeiras para arcar com um bom tratamento, porém, sabe que essa não é a realidade de muitos pacientes. E foi ao procurar ajudar aqueles com dificuldades no tratamento do câncer que surgiu o primeiro contato com a Casa do Menino Jesus. A pesquisadora sugeriu então à Associação dos Servidores do MPEG que realizassem esta campanha em favor da organização não governamental, ideia acolhida de imediato, pois segundo Mário Cruz, presidente da Ascom Belém, contribuiu para reforçar o papel social da mais antiga instituição científica da Amazônia, que se aproxima de seu sesquicentenário. 

Diversão com educação e ciência – Quem esteve no Parque Zoobotânico pôde conferir a apresentação do tradicional “Programa Natureza” com o “Macaco Ximbica”. Em formato de programa de auditório, a atração tem encenação teatral, realização de gincana, Hora do Conto Amazônico, dinamização de jogos e kits educativos e distribuição de brindes. À frente da iniciativa está o arte-educador Alcemir Aires, do Serviço de Educação do Museu Goeldi. 

Para colaborar – A campanha solidária em favor da Casa do Menino Jesus se estende até o dia 31 de agosto. No próximo domingo, dia 24, os ingressos do Parque Zoobotânico poderão novamente ser trocados por alimentos como leite, macarrão instantâneo, açúcar, massa para sopa e farinha láctea. Podem ser doados também materiais de limpeza e materiais de higiene pessoal, sabonetes e hidratantes neutros e fraldas descartáveis. No domingo o Parque funciona de 9h às 17h. Os interessados em ajudar também podem fazer doações até o dia 31, nas portarias do MPEG da Travessa Nove de Janeiro (Parque Zoobotânico) e da Avenida Perimetral, 1901 (Campus de Pesquisa). 

No site da Casa do Menino Jesus encontram-se outras maneiras de contribuir. Em Belém a ONG localiza-se na Travessa Castelo Branco, 1403, no bairro de São Brás. A instituição também atende no Estado do Ceará e no Distrito Federal. Mais informações pelos telefones 3259 - 0525 e 3259 - 5729 ou pelo e-mail: casadomeninojesus@gmail.com.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens: