Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa > Pós-Graduação

Pós-Graduação

publicado 23/09/2016 10h38, última modificação 26/02/2019 13h23

O Museu Paraense Emílio Goeldi conta, atualmente, com sete cursos de pós-graduação, sendo cinco em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa e dois concebidos e coordenados unicamente pela instituição, como é o caso do mestrado e doutorado em Biodiversidade e Evolução e o mestrado em Diversidade Sociocultural.  Além desses, em conjunto com a Universidade Federal do Pará (UFPA), existem os mestrados e doutorados em Zoologia e em Sociologia e Antropologia; o mestrado e doutorado em Botânica Tropical, juntamente com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); o mestrado e doutorado em Ciências Ambientais, mantido em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental e a UFPA; e o doutorado interestadual, multi-institucional e interdisciplinar em Biotecnologia e Biodiversidade, ofertado com a Rede Bionorte.

 

Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS)

Iniciado em 2019 com o curso de mestrado, o programa consolida a atuação do Museu Paraense Emílio Goeldi na formação de pesquisadores em Ciências Humanas. Com estrutura interdisciplinar, seu objetivo é estudar as diferentes formas de pensamento, organização social e relação com o meio ambiente na Amazônia, as quais, ao longo do tempo, imprimiram marcas na paisagem física e nas sociedades locais. Acesse o edital, o formulário de inscrição e os demais documentos da seleção. Em breve você irá encontrar nesta página o hiperlink para o site com todas as informações sobre o PPGDS.

 

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE)

Primeiro programa de pós-graduação criado e coordenado unicamente pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, surge com a proposta de estudar e gerar informações científicas sobre a Biodiversidade da Amazônia. O objetivo é formar mestres e doutores com conhecimento teórico e prático a respeito dos padrões evolutivos da biota e dos processos biológicos em ecossistemas tropicais.

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)

Iniciado em 2005, é um curso de natureza interdisciplinar centrado nas questões ambientais da Amazônia, aberto às demandas da sociedade. A proposta do programa é induzir a geração e a consolidação da base científica e tecnológica necessária para a efetiva inserção da dimensão ambiental no processo de desenvolvimento local e regional, tornando-o sustentável dentro de um contexto de mudanças globais.

 

Programa de Pós-Graduação em Botânica Tropical (PPGBOT)

Compete ao programa formar pessoal qualificado na área de Botânica Tropical para atividades de ensino e pesquisa, bem como para atividades técnicas que atendam às demandas dos setores público e privado, voltados para questões amazônicas. São duas a linhas de pesquisa: Sistemática e Evolução de Plantas; Ecologia, Manejo e Conservação.

 

Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL)

Tem como objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos pluralísticos e desenvolver a criatividade nas áreas científica e tecnológica; gerar conhecimento sobre a biodiversidade animal; formar recursos humanos para atender as demandas regionais e nacionais de ensino, pesquisa científica e desenvolvimento. Está constituído por duas Áreas de Concentração: Evolução; Biodiversidade e Conservação.

 

Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA)

Foi criado a partir da fusão dos antigos mestrados de Antropologia e Sociologia, que funcionavam na UFPA. Constam entre os objetivos formar profissionais de alto nível científico em Ciências Sociais na região amazônica; e gerar conhecimentos novos, prioritariamente sobre a realidade social amazônica, sua história e seus processos de mudança e configurações societárias contemporâneas.

 

Programa de Pós-Graduação da Bionorte (PPGBIONORTE)

A proposta do programa está baseada no tripé biodiversidade - biotecnologia – conservação e na convicção de que o conhecimento da biodiversidade contribuirá para o desenvolvimento da biotecnologia. Focaliza o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos objetivando a conservação do bioma e o desenvolvimento de um setor industrial baseado na biodiversidade Amazônica.