Serviços

publicado 04/10/2016 12h33, última modificação 08/02/2018 14h19

Empréstimo e consulta aos documentos arquivísticos

O empréstimo para os documentos intermediários ocorrerá apenas para as unidades institucionais do MPEG mediante solicitação por escrito.

Não serão realizados empréstimos pessoais da documentação permanente.

O empréstimo de documentos para exposição será acompanhado de um técnico da área, que fiscalizará toda a operação de acondicionamento, transporte, montagem e desmontagem, cabendo à instituição solicitante as despesas daí decorrentes.

A consulta aos documentos permanentes é franqueada ao público e poderá ocorrer de forma presencial ou através de meios eletrônicos.

É aconselhável o agendamento prévio de consulta presencial pelo e-mail arquivo.consulta@museu-goeldi.br 


Reprodução de documentos arquivísticos

A reprodução de documentos textuais ou fotografias pode ser feita mediante preenchimento de solicitação de reprodução de documentos e após avaliação da equipe técnica do Arquivo Guilherme de La Penha.

O atendimento ao usuário pode ser realizado no modo presencial ou a distância, pelo e-mail arquivo.consulta@museu-goeldi.br 


Orientação aos gestores de Arquivos Setoriais

O Arquivo Guilherme de La Penha oferece orientação técnica aos gestores de Arquivos Setoriais do Museu Paraense Emílio Goeldi quanto à transferência e remessa de documentos arquivísticos.

O agendamento prévio de visita técnica aos setores poderá ser feito pelo e-mail arquivo.consulta@museu-goeldi.br 


Visitas Guiadas

A visita orientada visa apresentar o Arquivo Guilherme de La Penha e demonstrar os serviços oferecidos ao usuário, contribuindo para que sejam utilizados de maneira rápida e eficiente.

As visitas serão agendadas previamente, mediante solicitação pelo e-mail arquivo.consulta@museu-goeldi.br


Visitas Técnicas

A atividade de visita técnica ao Arquivo Guilherme de La Penha visa o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. Nela, é possível observar o ambiente real de um Arquivo Central em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica e organização. Muitos estudos e pesquisas requerem também tal visita, já que há a necessidade de verificar hipóteses, teses e teorias na prática.

As visitas serão agendadas previamente, mediante solicitação pelo e-mail arquivo.consulta@museu-goeldi.br


Capacitação e Treinamento

  • Bolsas do Programa de Capacitação Institucional (PCI/CNPq) e Bolsas do Programa de Capacitação e Iniciação Científica (PIBIC/CNPq);
  • Estágio supervisionado para alunos do Curso de graduação em Arquivologia;
  • Estágio supervisionado para alunos de Cursos Técnicos;
  • Orientação e apoio técnico à implantação de arquivos.