conteúdo

Coleções

publicado 13/09/2016 13h27, última modificação 29/06/2018 14h40

Os diversos acervos zoológicos do Museu Goeldi também estão sob a responsabilidade de setores da Coordenação de Zoologia que integra as coleções de vertebrados, incluindo exemplares em álcool, taxidermizados, peles, esqueletos, ninhos, ovos e coleções menores de peças anatômicas com mais de 270.000 registros de espécimes; e coleções de invertebrados, com cerca de 1.300.000 exemplares.

As Coleções Zoológicas do Museu Goeldi abrangem todos os grandes grupos de vertebrados, de invertebrados artrópodos (insetos, aranhas e crustáceos) e uma série de outros grupos de invertebrados (esponjas, moluscos, anelídeos, nematódeos entre outros). Cada acervo possui suas próprias características de armazenamento e são localizados em salas individualizadas e devidamente climatizadas. Temporariamente, técnicas de manutenção e dedetização são aplicadas em cada coleção a fim de preservar indefinidamente os espécimes depositados.

No total são 09 coleções divididas em 44 sub-coleções, que abrigam mais de um milhão e meio de registros: a maioria de espécies amazônicas. Mais recentemente, todos os acervos foram informatizados tendo seus registros disponibilizados para consulta pública. As coleções zoológicas do Museu Goeldi têm seus acervos utilizados como “Fiel depositários” para diversos tipos de pesquisas, levantamentos de fauna, consultorias e outras ações que visam melhorar o conhecimento, manutenção, conservação e o uso sustentável da biodiversidade.

Conheça as coleções.