Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

A opção deste sábado é dançar no Museu Goeldi

Roda aberta de dança circular é fruto da parceria da instituição com o coletivo Ubuntu e será ofertada uma vez ao mês. O primeiro evento de 2019 será realizado na manhã deste sábado (27), no Castelinho, às 9h.

publicado 25/07/2019 16h07 Notícia

Museu Goeldi integra ciência e ensino na Floresta Nacional de Caxiuanã

Estudantes de 12 escolas de Portel e Melgaço, no Marajó, participaram da VIII Feira de Ciência promovida pelo Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã. Cinco trabalhos foram selecionados por técnicos e cientistas da instituição, o que já garante a participação dos estudantes premiados nas Olimpíadas de Ciências, que serão realizadas em outubro.

publicado 22/07/2019 16h42 Notícia

Museu Goeldi no maior evento científico da América Latina

Reunião Anual da SBPC chega a sua 71ª edição que começa neste domingo (21), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Pesquisadores e técnicos do Museu Goeldi participam do evento destacando a importância da instituição para o desenvolvimento da ciência e inovação no Brasil, em especial na Amazônia.

publicado 19/07/2019 11h15 Notícia

Os Awaete-Assurini do Xingu no Museu Goeldi

Neste sábado (13) e domingo (14), o pajé Timei expõe e coloca à venda no Parque Zoobotânico da instituição produtos como telas, cuias e cerâmicas, adornados por belos grafismos da etnia, que foi contactada nos anos 70 e cuja língua é Awaete, do tronco Tupi. Timei, sua família Marytykwawara e parceiros desenvolvem em Belém a Agenda Awaete. A venda de produtos é uma forma de divulgar a cultura dos Assurini do Xingu e construir fundos para atividades do grupo, que inclui a construção da aldeia Janeraka.

publicado 12/07/2019 15h05 Notícia

O protagonismo indígena e as relações interétnicas nas Américas

O e-book “Desafiando Leviatãs: experiências indígenas com o desenvolvimento, o reconhecimento e os Estados” é uma publicação do Museu Goeldi e reúne 13 artigos de cientistas sociais indígenas e não indígenas, que abordam a temática em cinco países do continente. A obra é de acesso gratuito e permite ao leitor transitar entre Antropologia, Sociologia, Ciência Política e Direito, oferecendo um conhecimento robusto, construído de forma colaborativa.

publicado 01/07/2019 11h35 Notícia

Conheça os trabalhos premiados no seminário de iniciação científica do Goeldi

Doze bolsistas dos programas PIBIC e PIBITI tiveram seus trabalhos premiados no seminário de iniciação científica e inovação tecnológica da instituição. A partir desta segunda-feira (1), os estudantes de graduação interessados em desenvolver seus projetos no período de agosto de 2019 a julho de 2020 podem fazer suas inscrições.

publicado 28/06/2019 15h15 Notícia

Desmatamento e mudanças climáticas podem dividir a Amazônia em duas

Em estudo publicado na Nature Climate Change, pesquisadores do Museu Goeldi e parceiros demonstram que a Amazônia pode ter metade de sua área reduzida a fragmentos até 2050. A porção oriental da região tende a perder 95% de suas florestas e o Pará será o estado mais prejudicado.

publicado 27/06/2019 12h00 Notícia

Museu Goeldi recebe caravana para criação de projetos culturais

O workshop faz parte do programa de financiamento combinado que une recursos disponibilizados pelo BNDES ao financiamento coletivo. Além de Belém, a caravana – que iniciou em Brasília – passará por Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A proposta é que as oficinas auxiliem na inspiração e criação de projetos para o edital, cujas inscrições se encerram no dia 15 de agosto.

publicado 25/06/2019 15h00 Notícia

Bioeconomia e sustentabilidade na Feira de Ciências de Caxiuanã

A feira começa nesta segunda-feira (24) e conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Portel e Melgaço, no Marajó, que vão apresentar seus trabalhos a pesquisadores e educadores do Museu Goeldi e às comunidades. Neste ano, a novidade será uma exposição fotográfica itinerante, resultado do projeto Artlink – Rainforest.

publicado 24/06/2019 16h30 Notícia

Amazônia costeira é tema do seminário de iniciação científica do Museu Goeldi

Além de discutir aspectos da costa amazônica, o seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do Museu Goeldi vai contar com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018 pelos estudantes de graduação. O evento começa nesta segunda-feira (24), no Campus de Pesquisa.

publicado 19/06/2019 16h13 Notícia

Pesquisadores nomeiam nova espécie de peixe em homenagem ao Museu Goeldi

Uma revisão do gênero Bairdiella, que abrange um grupo de peixes encontrados em águas costeiras e em estuários, numa área que vai do Atlântico ocidental ao leste do Pacífico, concluiu que a espécie Bairdiella rochus representa, na verdade, um complexo de espécies. É nesse complexo que se encontra a Bairdiella goeldi, uma nova espécie.

publicado 11/06/2019 15h05 Notícia