Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Uma semana para visitar e valorizar os museus brasileiros

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) marca a chegada da mais florida estação do ano com a atividade Primavera dos Museus, que envolve mais de 300 instituições e centros culturais do Brasil. No Museu Goeldi, a programação será no Parque Zoobotânico, entre os dias 24 e 29 de setembro, integrando mesa redonda, oficinas, trilha e mostra expositiva. As inscrições já estão abertas para os interessados.

publicado 18/09/2019 15h00 Notícia

BioBlitz: uma expedição pela biodiversidade urbana

O projeto é um convite da comunidade científica, de instituições como o Museu Goeldi, a estudantes do Ensino Fundamental II que tiverem interesse em desvendar um pouco da natureza do Parque Estadual do Utinga durante dois dias. Em contato direto com plantas, animais e fungos e por meio do aplicativo iNaturalist, será possível obter informações imediatas e registrar as espécies nas trilhas. As inscrições para participar do evento se encerram no próximo dia 20.

publicado 17/09/2019 17h10 Notícia

Um jeito descontraído de falar sobre ciência

Histórias vividas no campo da pesquisa, educação e comunicação serão o mote da programação Ciência Talks no Museu Goeldi, que será realizada pela manhã nos próximos dias 16 (segunda-feira) e 17 (terça-feira), no Parque Zoobotânico. A entrada é livre e gratuita pelo portaria da 9 de Janeiro.

publicado 13/09/2019 14h01 Notícia

Museu Goeldi convida para refletir no Dia da Amazônia

As taxas de desmatamento e queimadas na região mais biodiversa do planeta têm gerado intenso interesse nacional e internacional sobre as causas, consequências e possíveis saídas para a crise. Na manhã desta quinta-feira (05), pesquisadores da instituição oferecem uma atividade gratuita que inclui visita guiada e mesa redonda.

publicado 03/09/2019 10h40 Notícia

A Amazônia entre a ciência e a literatura

Em seu discurso de posse no Instituto Histórico e Geográfico do Pará, a pesquisadora Lourdes Furtado ressalta a densidade da produção literária de Alfredo Ladislau na região.

publicado 30/08/2019 12h30 Notícia

150 anos de conhecimento na Amazônia

O livro “Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia” é uma obra fundamental para compreender os avanços do conhecimento sobre a região mais biodiversa do planeta, assim como os intensos processos de transformação que impõem severos riscos a Amazônia e colocam o mundo em alerta. O lançamento será nesta sexta-feira (30), na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém (PA).

publicado 29/08/2019 14h25 Notícia

As riquezas humana e natural entrelaçadas ao Rio Capim

É o que se poderá conhecer melhor a partir da obra "Contribuições para a História Natural do Rio Capim", que será lançada nesta quinta-feira (29), pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. O destaque é para a flora e para as relações humanas no principal afluente do Rio Guamá, no Pará.

publicado 28/08/2019 16h15 Notícia

Manuscrito de valor singular aos estudos da língua

O Dicionário de Língua Geral Amazônica será lançado pelo Museu Goeldi e pela Universidade de Postdam (Alemanha) nesta terça-feira (27), na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém. A obra reproduz fiel e integralmente o manuscrito do século XVIII, possivelmente produzido por jesuítas da Europa Central, e que tem por base o vocabulário dos índios Tupinambá.

publicado 26/08/2019 16h00 Notícia

Conhecendo as orquídeas do Pará

De forma leve e divertida, uma cartilha ilustrada apresenta a diversidade de espécies nativas em território paraense da maior família de plantas com flores do planeta. Delicadas e múltiplas em forma, cores e ambientes onde podem ser encontradas, a riqueza das orquídeas está ameaçada pelo desaparecimento de seus habitats na Amazônia paraense, que lidera as estáticas de queimadas e desmatamento.

publicado 23/08/2019 13h23 Notícia

Museu Goeldi apresenta novos livros sobre a diversidade amazônica

Nove publicações serão lançadas pela instituição, a partir de segunda-feira (26), na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Marcados pelo diálogo entre as ciências Humanas e Naturais, os livros são resultado de consolidada produção de conhecimentos sobre o bioma amazônico, desenvolvida pelo Museu Goeldi e seus parceiros.

publicado 22/08/2019 14h31 Notícia

Museu Goeldi abre seleção de estágio na área de tecnologia

Podem se candidatar alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de Informação ou afins, devidamente matriculados entre o 3º e o 6º semestre

publicado 13/08/2019 11h13 Notícia

Um Parque Zoobotânico numa Belém de tensões e mudanças

Pesquisa premiada de iniciação científica analisa processos de segregação urbana da capital paraense e a origem do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Os autores do estudo reuniram e sistematizaram documentação importante do período de 1895 a 1941, acessando diversas fontes encontradas em bibliotecas e arquivos públicos.

publicado 12/08/2019 15h30 Notícia