Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Projeto documenta espécies de anfíbios ameaçados de extinção no Brasil

O projeto DoTS (“Documenting Threatened Species”) envolve a colaboração de diversos cientistas e instituições do Brasil e do exterior. Biólogos também vão tentar identificar se espécies ameaçadas são mais suscetíveis a um fungo que vem dizimando espécies de sapos no mundo inteiro.

publicado 14/02/2019 18h00 Notícia

Começa a 23ª edição do Encontro Brasileiro de Ictiologia

Com uma programação bastante diversa e ampliando o debate sobre os estudos de peixes no Brasil, o evento iniciou no domingo (27) e segue até quinta-feira (31), no Hangar. A realização do encontro é resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Ictiologia, Museu Goeldi, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal Rural da Amazônia.

publicado 28/01/2019 17h00 Notícia

Museu Goeldi amplia potencial do seu Parque Zoobotânico

Celpa garante recursos financeiros para investir no mais antigo aquário público do Brasil e na melhoria da sinalização aos visitantes do Parque da instituição, um local privilegiado de educação científica

publicado 11/01/2019 19h02 Notícia

Chamada Pública para bolsas de pesquisa no Museu Goeldi

O Programa de Capacitação Institucional do Museu Emílio Goeldi disponibiliza bolsas de pesquisa para atuação em áreas estratégicas da instituição. As inscrições vão até o dia 28 de janeiro.

publicado 08/01/2019 15h15 Notícia

Aves amazônicas inspiram coleção do Café do Museu Goeldi

O primeiro conjunto autoral da rede de criadores do Café do Museu tendo por base os estudos da instituição científica será lançado neste final de semana, no Parque Zoobotânico da instituição. A Coleção Aves da Amazônia é inspirada em obra importante do zoólogo Emílio Goeldi, ilustrada por Ernst Lohse, e publicada no início do século XX pelo Museu Paraense. Artesãos, artistas e designers criaram uma gama diversificada de peças de vestuário, joias, bijuterias, papelaria, quadros e objetos de decoração.

publicado 06/12/2018 19h03 Notícia

Diversidade linguística e patrimônio cultural são temas de seminário no Museu Goeldi

Nesta quarta (28) e quinta-feira (29), o Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico, recebe o evento dedicado às discussões sobre a diversidade linguística do país. Só em relação às línguas indígenas do Brasil, estima-se que cerca de 150 correm o risco de desaparecer e a maioria delas está na Amazônia.

publicado 26/11/2018 17h41 Notícia

Em Carajás, estudos comprovam a origem antrópica da floresta amazônica

Pesquisadores confirmam, através da arqueobotânica, que humanos manejavam a floresta há mais de 11 mil anos, quando ocorreu o início da colonização da região amazônica. O debate é o cerne do livro “A Humanidade e a Amazônia: 11 mil anos de evolução histórica em Carajás”, a ser lançado na tarde do dia 28 de novembro no Museu Goeldi. O evento encerra os últimos seis anos de uma longa trajetória de investigações arqueológicas na maior província mineralógica do planeta – Serra de Carajás, no Pará.

publicado 20/11/2018 18h05 Notícia