Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Ana Albernaz é nomeada nova diretora do Museu Goeldi

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29), o ministro Gilberto Kassab (MCTIC) nomeia a bióloga para suceder ao linguista Nilson Gabas Junior na direção da instituição.

publicado 29/06/2018 15h38 Notícia

A fauna amazônica nos estudos de iniciação científica do Goeldi

Os trabalhos apresentam novas espécies, atualizam informações nas coleções científicas, produzem revisões taxonômicas, abordam a exploração comercial de espécies e trazem novos dados sobre áreas do entorno de Belém e de regiões distantes. Durante dois dias, 27 pesquisas são apresentadas na terceira sessão do Seminário PIBIC/PIBIT do Museu Goeldi.

publicado 26/06/2018 18h56 Notícia

Geologia, ecologia e tecnologia no seminário PIBIC/PIBITI do Goeldi

Na sessão dedicada às Ciências da Terra e Ecologia, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação nesta terça-feira, 24 bolsistas apresentam sua produção. Os trabalhos ressaltam a versatilidade e a relevância das pesquisas realizadas no Museu Goeldi para a região amazônica.

publicado 25/06/2018 16h45 Notícia

Música no Museu Goeldi apresenta a Jovem Guarda

No dia 20, as músicas que marcaram os anos 60 em um dos mais importantes movimentos culturais no Brasil vão ser rememoradas pela Escola de Música da UFPA. Será o segundo espetáculo do grupo que, em maio, realizou o show “O Tom da Bossa”, em homenagem a Tom Jobim.

publicado 19/06/2018 10h23 Notícia

Inscrições abertas para Expedição de Férias do Museu Goeldi

Um grande sucesso junto aos pequenos aventureiros, a Expedição de Férias no Parque Zoobotânico acontece na primeira semana de julho. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (20). Em 2018, haverá 66 vagas disponíveis para crianças de 6 a 11 anos. Uma oportunidade gostosa para aprender sobre a ciência na Amazônia e os bastidores do Zoobotânico.

publicado 15/06/2018 13h12 Notícia

Colóquio Amazônias, Cidades e Jardins começa nesta quarta (13)

Parque Zoobotânico do Museu Goeldi sedia evento sobre arquitetura, paisagem e cultura. Pesquisadores da instituição participam do colóquio com palestra sobre transformações ambientais e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém e apresentam a conferência de enceramento do evento

publicado 12/06/2018 14h31 Notícia

Museu Goeldi aumenta seu orçamento para 2018

A instituição sesquicentenária obtém verbas complementares para garantir a conclusão de obras interrompidas e o funcionamento regular de bases físicas.

publicado 11/06/2018 15h11 Notícia

Oficina discute práticas sustentáveis dentro de casa

A atividade “Sustentabilidade começa em casa: oficina experimental de educação ambiental” será realizada de 12 a 15 de junho, no Campus de Pesquisa, e faz parte da programação do Museu Goeldi no Mês do Meio Ambiente. Serão 25 vagas ofertadas.

publicado 07/06/2018 17h03 Notícia

Museu Goeldi celebra o bicentenário de seu criador e lança ações comunitárias

Entrada gratuita, palestra sobre a trajetória de Domingos Soares Ferreira Penna e os lançamentos do projeto “Jardim Botânico vai à Comunidade” e do grupo “Papel Coletivo” são algumas das atrações desta quarta-feira (6), que incluem também encenação teatral e musical de jovens do bairro da Terra Firme.

publicado 05/06/2018 12h08 Notícia

Publicações do Museu Goeldi na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Sete obras com contribuições do Museu Goeldi serão lançadas no maior evento literário da Amazônia, também considerado um dos principais do Brasil. Entre os novos lançamentos, um livro discute a diversidade dos biomas amazônico e pantaneiro, mas outras seis obras giram em torno da arqueologia regional.

publicado 04/06/2018 12h33 Notícia

Ciência se aprende brincando

Programa Natureza, capitaneado pelo Macaco Ximbica e sua turma, é a atração deste domingo no Espaço Museu Goeldi. Eles convidam os visitantes para apreciar a beleza dos animais, que podem ser vistos pelo Parque Zoobotânico, e também nos livros e artesanatos da loja do Goeldi. A ação interativa dá início a programação dedicada a Semana do Meio Ambiente.

publicado 30/05/2018 15h05 Notícia

Um canto gregoriano em Língua Geral

Pesquisadores apresentam suas observações iniciais a respeito da canção “Do Dia Final” e tentam elucidar um enigma histórico. Que motivos levaram missionários jesuítas do século XVIII a inserirem no título da canção uma menção a um hino em língua latina?

publicado 29/05/2018 11h30 Notícia

A área mais ameaçada da Amazônia brasileira

Pesquisadores propõem a formalização do Mosaico Gurupi e o reconhecimento do Corredor Ecológico da Amazônia Maranhense para defender de constantes crimes ambientais e violações aos direitos humanos o maior contínuo florestal do Centro de Endemismo Belém, região localizada entre o leste do Pará e o oeste do Maranhão.

publicado 23/05/2018 14h52 Notícia