Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Museu Goeldi lança edital para o Clube do Pesquisador Mirim 2019

Entre os dias 8 e 17 de abril, estudantes dos ensinos fundamental e médio podem se candidatar a uma das 80 vagas ofertadas pelo projeto. As atividades já começam no mês de maio. É uma excelente oportunidade para conhecer mais a Amazônia e aprender sobre algumas das principais áreas de atuação do Museu Emílio Goeldi.

publicado 27/03/2019 17h00 Notícia

Festa da Árvore começa nesta terça (26) no Museu Goeldi

Com diversas atividades como trilhas, manuseio de mudas, contação de histórias e sorteio de brindes, a Festa Anual da Árvore homenageia a espécie ameaçada de extinção conhecida como pau-rosa (Aniba rosaeodora). A programação vai até domingo (31) no Parque Zoobotânico.

publicado 22/03/2019 16h07 Notícia

Mulheres na ciência: conquistas e desafios

Um olhar sobre a relação de gênero no exercício da ciência indica que o número de mulheres pesquisadoras tem se aproximado ao dos homens, mas, com desequilíbrios entre as áreas de estudo. A construção de políticas públicas e ações para atender necessidades específicas das pesquisadoras têm capacidade de contribuir com os esforços empreendidos pelas mulheres.

publicado 08/03/2019 18h33 Notícia

A força e as limitações das florestas secundárias

Artigo de rede internacional de pesquisadores da América Latina, Estados Unidos e Europa alerta nesta semana sobre a capacidade e importância das florestas secundárias na conservação da biodiversidade. Os dados com estudos sobre árvores apontam que, em duas décadas, uma floresta alterada em processo de regeneração recupera até 80% da antiga abundância numérica de espécies. Todavia, pode levar séculos para recuperar a composição original de espécies encontradas nas florestas nativas, com o grande risco de que isso jamais ocorra.

publicado 07/03/2019 19h00 Notícia

Museu Goeldi lança edital para Mestrado em Diversidade Sociocultural

Com uma abordagem multifacetada e transdisciplinar, o curso tem como área de concentração as dinâmicas históricas e contemporâneas da diversidade sociocultural da Amazônia. Nesta seleção, são 14 vagas ofertadas e o período de inscrições inicia no dia 11 de março.

publicado 26/02/2019 13h20 Notícia

Nova espécie de rã da Amazônia tem voz de passarinho

A rãzinha, que recebeu o nome de Adenomera phonotriccus, foi identificada pelo seu canto único, semelhante à voz de uma ave. A espécie foi descoberta numa região do sudeste do Pará bastante impactada pelo desmatamento, o que ameaça a sua existência.

publicado 25/02/2019 14h00 Notícia

Projeto documenta espécies de anfíbios ameaçados de extinção no Brasil

O projeto DoTS (“Documenting Threatened Species”) envolve a colaboração de diversos cientistas e instituições do Brasil e do exterior. Biólogos também vão tentar identificar se espécies ameaçadas são mais suscetíveis a um fungo que vem dizimando espécies de sapos no mundo inteiro.

publicado 14/02/2019 17h00 Notícia

Começa a 23ª edição do Encontro Brasileiro de Ictiologia

Com uma programação bastante diversa e ampliando o debate sobre os estudos de peixes no Brasil, o evento iniciou no domingo (27) e segue até quinta-feira (31), no Hangar. A realização do encontro é resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Ictiologia, Museu Goeldi, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal Rural da Amazônia.

publicado 28/01/2019 16h00 Notícia

Museu Goeldi amplia potencial do seu Parque Zoobotânico

Celpa garante recursos financeiros para investir no mais antigo aquário público do Brasil e na melhoria da sinalização aos visitantes do Parque da instituição, um local privilegiado de educação científica

publicado 11/01/2019 18h02 Notícia

Chamada Pública para bolsas de pesquisa no Museu Goeldi

O Programa de Capacitação Institucional do Museu Emílio Goeldi disponibiliza bolsas de pesquisa para atuação em áreas estratégicas da instituição. As inscrições vão até o dia 28 de janeiro.

publicado 08/01/2019 14h15 Notícia